PISCINAS ECOLÓGICAS
- Natália Galvão
- 1 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
A piscina ecológica, ou biopiscina, é parte dos estudos da permacultura e cada dia vem ganhando mais espaço na sociedade. Sua maior diferença da piscina convencional é a técnica de limpeza utilizada no sistema. Ao contrário das piscinas comuns, que utilizam químicos para tratar a água, a piscina natural utiliza-se de fontes naturais para manter a água sempre saudável para banho. Você já sentiu ardência nos olhos ao mergulhar em uma piscina? Continue lendo e te explicaremos o porquê, e como evitar isto.
DIFERENÇA ENTRE OS TIPOS DE PISCINA
Piscina convencional Pode ser de fibra ou de concreto, em formas orgânicas ou retangulares. Ela possui uma bomba robusta, borbulhador, filtro artificial e uma grande quantidade de canos para entrada e saída de água, fora o aspirador, que remove parcialmente sua água para depois ser feita a reposição. Exige bastante consumo de energia e suas formas para o tratamento da água são variadas, mas a maior parte delas utiliza cloro como principal componente. A manutenção destes modelos é constante e, se não houver o cuidado adequado, pode virar um foco de criação para mosquitos.
Exemplos de piscinas convencionais:


Piscina de fibra e piscina de concreto
Biopiscina
Atualmente ainda não existem modelos em fibra. A piscina ecológica é feita in loco, de acordo com a abertura feita no solo. Geralmente, possui formato orgânico, imitando um lago, mas podem ter formas retangulares e até raias para natação. A biopiscina possui um grande diferencial, sua área de filtragem. Esta área é um jardim integrado, com plantas aquáticas, que fará a função de limpeza da piscina. Toda a água utilizada para banho terá suas impurezas removidas pelas raízes das plantas do jardim de filtragem, ou biofiltro. A energia elétrica utilizada neste sistema é mínima ou nula, dependendo da forma com que for planejado. Toda a manutenção que esta piscina exige é apenas peneirar a sujeira que cai em sua superfície e supervisionar a saúde das plantas do biofiltro.

Esquema de piscina ecológica em corte
VANTAGENS
A maior vantagem da piscina ecológica é ter uma água "viva", com organismos não nocivos, contribuir com a natureza, já que seu jardim integrado limpa a água e o ar e não necessitar de manutenções constantes. Enquanto atualmente a maior parte da população se banha com uma água morta pelos químicos, que faz mal à pele, irrita os olhos e resseca o cabelo, os banhistas de biopiscinas estão cuidando do corpo e do meio ambiente. Exemplos de biopiscinas:

Piscina pequena com formato orgânico

Piscina retangular com deck

Piscina retangular integrada à paisagem
O verão já está acabando, mas dá tempo de providenciar uma destas para sua residência para o verão que vem, não acha?! E não pense que apenas casas e sítios podem ter esta tecnologia. Piscinas ecológicas são a melhor opção para condomínios de prédios ou clubes, que têm um grande volume de pessoas entrando o tempo todo. Também ficou louco para dar um pulo em uma destas? Consulte um profissional e #mudeomundo
Comments