Aquaponia - Inovação no modo de cultivo
- Natália Galvão
- 12 de abr. de 2018
- 1 min de leitura
"Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza".
Você ainda vai ler muitas vezes esse termo por aqui! Mas então, já ouviu falar do termo "aquaponia"? O que ele tem a ver com a permacultura? Atualmente este termo pode ser confundido e usado incorretamente. Continue lendo que explicaremos melhor!

Esquema de aquaponia, padrão vertical.
Fonte: http://portaldaaquaponia.com.br/o-que-e-aquaponia/
O termo surgiu da evolução da Aquicultura que, segundo o dicionário Priberam, significa:
1. Tratamento dos lagos, rios, esteiros, etc., para a boa produção piscatória.
2. Criação de animais ou plantas aquáticos."aquicultura"
A aquaponia é a união da hidroponia (plantas cultivadas diretamente na água) com a piscicultura (criação e multiplicação de peixes). Enquanto a aquicultura em sistemas fechados exige a renovação da água para a criação das espécies, a hidroponia exige equipamentos em comum para a circulação de nutrientes, por isso a ideia de unir ambas. Enquanto a produção independente de peixes precisa de tratamento da água, e geralmente ele é feito por filtros químicos, físicos ou biológicos, as próprias plantas cultivadas servem como um filtro para as impurezas remanescentes no ambiente da piscicultura, alimentando-se das substâncias que seriam eliminadas e diminuindo a quantidade de nutrientes diluídos no meio aquoso para o crescimento dos vegetais.
Unindo duas culturas afins, conseguimos chegar ao conceito de sustentabilidade diminuindo o uso de recursos e rejeitos e entrando no conceito de permacultura, anteriormente citado. No estado do Ceará, a aquicultura já é um importante setor da economia do Estado, que já foi o maior produtor de pescado oriundo da aquicultura do país.

Sistema de cultivo aquapônico no Ceará
Fonte: http://aquiculturanoceara.blogspot.com.br/
Comments